Escritores

Confira os escritores que estarão presentes na 11ª Edição da Feira do Livro de Joinville.

Escritores da 11ª edição (2014)

Ana Maria Machado

São mais de 40 anos de carreira e mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos. Os prêmios conquistados ao longo da carreia de escritora também são muitos, que ela mesmo já perdeu a conta. Tudo impressiona na via dessa carioca nascida em Santa Tereza.

Pedro Bandeira

Escritor de Livros infanto-juvenis mais vendidos no Brasil. Possui mais de 80 títulos publicados e recebeu diversos prêmios. Destacou-se com a obra “A Droga da Obediência”. Recebeu, entre outros, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro em 1986, e a Medalha de Honra ao Mérito Bráz Cubas, da cidade de Santos, em maio de 2012.

Paula Pimenta

É considerada a sensação atual entre o público jovem, com a série de livros Minha vida fora de série e a série Fazendo meu filme, em 4 livros com mais de 200 mil obras vendidas, publicitária e compositora lançou Apaixonada por palavras, uma coletânea de crônicas e Confissão, seu primeiro livro, uma coletânea de poemas.

Léo Cunha

É escritor, tradutor e jornalista. Publicou mais de 40 livros infantis e juvenis, livros de crônicas e diversas traduções. Recebeu os principais prêmios brasileiros voltados para a literatura infantil: Prêmio Nestlé, Jabuti, João de Barro, FNLIJ, Concurso de Histórias Infantis do Paraná. Diversos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ. Como professor de Jornalismo, foi um dos vencedores do projeto Rumos Itaú Cultural, na categoria Jornalismo Cultural, em 2009. É membro fundador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ), na qual já ocupou o cargo de secretário-geral. É membro do Coletivo 21, grupo de escritores mineiros.

Maitê Proença

Maitê Proença começou a fazer teatro no final dos anos 70, com o diretor Antunes Filho. Estreou na televisão como atriz em 1979 na TV Tupi na novela Dinheiro Vivo e iniciou uma carreira de sucesso em mais de trinta novelas e minisséries. No cinema, atuou em vinte filmes, dentre os quais Brasa Adormecida, A Dama do Cine Shanghai, A Hora Mágica, Tolerância e Onde Andará Dulce Veiga?. Seu primeiro livro, Entre Ossos e a Escrita (2005), foi composto de crônicas publicadas na coluna que manteve na revista Época ao longo dos dois anos anteriores. Seguiram-se Uma Vida Inventada (2008), com mais de 300 mil cópias vendidas no Brasil e no exterior, e É Duro Ser Cabra na Etiópia (2013). No teatro, participou de mais de dez peças, tendo escrito três delas: Achadas e Perdidas (2005), As Meninas (com Luiz Carlos Góes, 2009, prêmio de Melhor Autoria pela APTR em 2011) e esta, aqui apresentada.

Silvio de Abreu

Sílvio de Abreu e Giostri Editora convidam para o lançamento do livro: CRIMES NO HORÁRIO NOBRE – UM PASSEIO PELA OBRA DE SILVIO DE ABREU. – 09/04 – 18H30M
A obra apresenta a trajetória profissional de um dos autores mais conceituados da teledramaturgia, reunindo depoimentos de diversos autores, diretores e intérpretes conhecidos nacionalmente pelo grande público.
Gilberto Braga, Maria Adelaide Amaral, Carlos Manga, Alcides Nogueira, Fernanda Montenegro, Vera Holtz, Jorge Fernando, João Emanuel Carneiro, Glória Menezes, Irene Ravache, Denise Saraceni, Aracy Balabanian são alguns dos muitos amigos que marcaram presença na obra, feita para deixar registrado em livro a teledramaturgia mais assistida e prestigiada do país.
A Giostri, editora do autor brasileiro, tem o prazer de convidá-lo (a) a conferir esse passeio pela obra do “homem das artes”; do humor ao suspense, da mocinha ao vilão, da telenovela ao cinema, dos palcos aos CRIMES NO HORÁRIO NOBRE.

Elisa Lucinda

Poeta, atriz, jornalista, cantora, fundadora da casa-poema – instituição sócio-educativa. A artista foi um dos recipientes do Troféu Raça Negra 2010 em sua 8ª edição, na categoria Teatro. Além de conhecida pelos seus inúmeros espetáculos e recitais em empresas, teatros e escolas de todo o Brasil, Lucinda é admirada pela marca inconfundível de seu trabalho como atriz de telenovelas na Rede Globo, como Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida, Insensato Coração e Aquele Beijo.

José Roberto Torero

Escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunistas de esportes brasileiros. É autor de diversos livros como “Ochalaça” vencedor do Prêmio Jabuti 1995.

Maria José Garcia Sottomayor Rosa da Silva

É especialista em literatura infanto-juvenil. Autora de artigos e críticas publicados em jornais e revistas portuguesas e estrangeiras sobre a literatura para crianças e jovens. Há 19 anos é membro do comitê internacional da Bienal de Bratislava.

Ricardo Azevedo

Escritor e ilustrador, é autor de mais de 80 livros para crianças e jovens, muitos deles premiados. Mestre em Letras, o escritor tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México e Holanda.

Francisco Marques Rocha (Chico dos Bonecos)

Poeta, contista e contador de histórias. Suas principais obras contam com: O céu a terra e a vírgula (2013), Galeio (2004), Muitas coisas, poucas palavras (2009), Quando o segredo se espalha (2013), A secretescrita e o desafio decifradórico (2014). Recebeu premiações como “O melhor livro de Poesia” em 2005 e 2012.

Caio Ritter

É Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, e licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, pela
Faculdade Porto-alerense de Educação, Ciências e Letras – FAPA/RS; é Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela UFRS.

Ronaldo C. Brito

Escritor de livros e contos, desenvolveu pesquisas e escreveu diversos textos sobre a literatura oral e brinquedos de tradição popular. Dramaturgo.

Stella Maris Rezende

É mestre em literatura brasileira, escritora e atriz. Tem dezenas de livros publicados entre romances, novelas, crônicas, contos e poemas para o público adulto e infanto-juvenil. Recebeu prêmios importantes como o Prêmio Nacional de Literatura João-de-barro em 1986, 2001 e 2008; bienal Nestlé 1988; os 100 melhores livros do Século XX/PNBE/MEC; Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2007; Literatura para todos/Categoria Contos/MEC 2008; Jabuti 2011 – Melhor Livro Juvenil e Jabuti 2012 – O livro do ano de ficção.

Vera Maria Tietzmann

É professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, possui diversas publicações críticas nas quais se incluem ensaios e organização de antologias, seletas e obras coletivas de crítica literária, além de obras de referência específicas sobre literatura infantil. Pela RHJ, publicou Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor.

Ligia Cadermatori

É uma das mais respeitadas críticas literárias do país e sempre apostou na poesia como forma de alargar os horizontes, tanto que sua tese de doutoramento em Teoria Literária foi sobre a imagem poética, sobre poesia. Ligia já integrou comissões de jurados de prêmios literários, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, o mais importante da Literatura Nacional.

Carlos Augusto Novaes

Filósofo, mestre e doutor em Letras, professor e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

José Paulo Teixeira

José Paulo Teixeira, escritor. A filosofia do livro e a poética da leitura marca a trajetória recente do escritor e criador da Cidade Futura, José Paulo Teixeira, 58 anos. Coordenador do projeto Bom de Ler e do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, dedica-se ao seu novo livro ( A Obra da Leitura) e novos títulos da série Jovens Utopias, entre outros escritos e projetos.

Luiz Fernando Emediato

Escritor e Editor com diversos livros premiados. Jornalista, Escritor e Editor e ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo. Livros publicados: A Grande Ilusão, Eu vi mamãe nascer, Geração Abandonada, O Outro lado do Paraíso, Trevas no Paraíso, Um Projeto para o Brasil.

Luiz Carlos Lacerda

Cineasta carioca, Luiz Carlos Lacerda dirigiu cerca de 30 filmes sobre personalidades da nossa cultura como Lucio Cardoso, Walmir Ayala, Maria Della Costa, Ernesto Nazareth, Vianinha, João da Baiana, Alair Gomes, Victor Arruda, Zé Tarcisio, Cecilia Meireles, dos longas Mãos vazias (1971), O principio do prazer (1979), Leila Diniz (1988), For All – o trampolim da Vitória (1997), Viva Sapato ! ( 2004), Casa 9 (2011) e A mulher de longe (2012) e séries para a TV (Enciclopédia do samba, 2013).
Publicou em diversas antologias, suplementos literários e revistas desde os anos 60. Escreveu uma biografia, Leila para sempre Diniz (Ed. Record , 1988), teve a sua escrita pelo crítico e cineasta Alfredo Sternheim, Prazer e cinema (Coleção Aplauso/ Imprensa Oficial do Estado de Sao Paulo, 2007) e o seu roteiro (Leila Diniz, 2010, pela mesma Editora). Este é seu primeiro livro de poemas publicado.

Luiz Salem

Luiz Salem é ator e também autor. Já dirigiu, fez figurino, cenário, iluminação, contrarregragem, divulgação, produção e até bilheteria. Como autor escreveu “Über, A Comédia¨, espetáculo eleito pela crítica do Jornal O Globo Barbara Heliodora um dos dez melhores de 2009, “Folia no Matagal”, “De Segunda”, “Salada” em parceria com Lícia Manzo e “Risoto” com Stella Miranda. Atuou em “Medida por Medida” de William Shakespeare com direção de Gilberto Gawronski, “A Maracutaia” de Miguel Falabella, de quem foi assistente de direção em “No Coração do Brasil”, “Tontas Coisas” do poeta Chacal, com direção de Jaqueline Laurence, a quem assistiu na direção de “Louro, Alto, Solteiro Procura” de Miguel Falabella, “Vamos Brincar de amor em Cabo Frio” de Sergio Vioti, com direção de Stella Miranda que também o dirigiu em “Salem da Imaginação”, de Antônio Bivar. Na TV participou de “Salsa e Merengue” e ¨A Lua me Disse”, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, “Anjo Mau”, de Maria Adelaide do Amaral, “Um Anjo Caiu do Céu”, de Antônio Calmon, “Aquele Beijo” de Miguel Falabella, todas na TV Globo.

Claudia Alencar

Claudia Alencar é uma das atrizes mais brilhantes, queridas, bonitas e versáteis do Brasil. Claudia fez personagens tão diferentes ao longo dos seus 35 anos de carreira. Refinamento e Loucura, seu quarto livro de poesia é primoroso como todos. Reinventa-se a cada vez com mais credibilidade, encantamento, ousadia, carisma, e verdade. Protagonista de alguns dos mais importantes autores e diretores do país, já atuou em 25 peças de teatro, 28 novelas e mini-séries.
Entusiasmada pelo projeto de dramaturgia da Rede Record, a atriz trabalha na emissora desde 2005, e como sempre conquistou o público como protagonista de várias novelas. Generosa, bem humorada, exigente e disciplinada, o que mais a seduz num trabalho “é quando ele me traz possibilidades e sentimentos inéditos”. Tudo o que Claudia nos traz, sempre que entra em cena, escreve ou desenha.

a_santos

Algacir Santos Júnior

Menino prodígio, superdotado, estudante do 9º ano em colégio publico estadual. Com apenas 13 anos ministra palestras em faculdades , colégios e feiras do livro para alunos, professores e publico em geral. Nas suas palestra ele aborda diversos temas e sua especialidade é a historia do Egito, embora não o tenha visitado esse pais. O grau de conhecimento do jovem é motivo de admiração de alunos e professores por onde ele ministra suas palestras. Esse pequeno prodígio mostra superdotação para todas as matérias, caso não tão comum, já que na maioria das vezes a superdotação pende para algumas áreas. Considerado fenômeno de precocidade é o mais novo palestrante do Brasil em historia do Egito Antigo e escritor da historia do Egito Antigo mais novo do mundo.