Convidados

Confira os convidados que estarão presentes na 12ª Edição da Feira do Livro de Joinville.

Convidados da 12ª edição (2015)

MARIA ANTONIETA ANTUNES CUNHA (MG)

É doutora em Letras e mestre em Educação pela UFMG, onde deu aulas nas Faculdades de Letras, Biblioteconomia e Educação. Aposentada, coordena e dá aulas nos cursos de especialização da PUC-Minas, coordenando o curso de Arte-Educação e Literatura Infantil e Juvenil. Foi a responsável pelos projetos “Cantinhos de Leitura“ e “Organização de Bibliotecas da Secretaria de Estado da Educação e de vários outros, como a criação da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.
Antonieta foi presidente da Câmara Mineira do Livro por dois mandatos. Foi Secretária de Cultura de Belo Horizonte e Presidente da Fundação Municipal de Cultura de BH. Participou de diversos projetos educacionais do MEC, como o Proformação, Gestar I e Gestar II. Fez parte da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Fundação Biblioteca Nacional. Curadora da Feira do Livro de Joinville pelo segundo ano consecutivo.

BIA BEDRAN (RJ)

É compositora, cantora, atriz e educadora musical brasileira.
Trabalhou durante dez anos como atriz e compositora no “Quintal Teatro Infantil”. Dentro outros trabalhos de destaque, Bia também participou do “Bloco do Palhoça”, com quem gravou seu primeiro disco na década de 1980. Em carreira solo, gravou 10 discos, escreveu e montou diversos espetáculos premiados pela critica. É uma referência em arte e educação, com públicos cativos em shows, peças de teatro infantil e palestras para adultos.

MOMENTO 1: Espetáculo “A Arte de Cantar e Contar Histórias”
10/4 – SEXTA-FEIRA – 8h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO

MOMENTO 2: Espetáculo “A Arte de Cantar e Contar Histórias”
10/4 – SEXTA-FEIRA – 10h – TEATRO JUAREZ MACHADO

MOMENTO 3: Espetáculo “A Arte de Cantar e Contar Histórias”
11/4 – SÁBADO – 10h – TEATRO JUAREZ MACHADO

DENISE ÁVILA (SP)

Denise Ávila é graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia ,Ciências e Letras –USP- Ribeirão Preto com formação nas áreas clínica e escolar.   Seus livros infanto juvenis visam resgatar valores e virtudes através do lúdico. Pela Giostri Editora publicou: “Serelepe em busca de seus dons”;  “Que amor, Astor!”;  “Pare ,olhe e diga”; ”Carlota do Contra”. E lançará na Feira o “Guga, não engula!”

MOMENTO: Conversa sobre Literatura Infantil e Lançamento de Livro
18/4 – SÁBADO – 11h – PALCO DA FEIRA

JANDA MONTENEGRO (RJ)

É carioca, autora de “Antes do 174″, “O Incrível Mundo do Senhor da Chuva”, “Por enquanto, adeus” e “Três Dias Para Sempre”. Em suas histórias, procura fazer com que os jovens sintam as diferenças culturais entre pessoas de cidades/países diferentes, e é através das viagens que isso se torna mais evidente.

MOMENTO: Encontro com o Escritor
14/4 – TERÇA-FEIRA – 16h – AUDITÓRIO

LAURO CÉSAR MUNIZ (SP)

Seu primeiro trabalho como autor de telenovelas aconteceu na extinta TV Excelsior: Ninguém Crê em Mim (1966), O primeiro sucesso foi a adaptação do romance português As Pupilas do Senhor Reitor (1970) Chegou à Rede Globo em 1972 e atingiu grande momento com Escalada (1975), O Casarão (1976) e Espelho Mágico (1977) Roda de Fogo (1986) e O Salvador da Pátria (1989). Além das mais de vinte novelas e outras quase vinte peças teatrais, Lauro César também atuou como roteirista de cinema em mais de dez produções, dentre as quais Independência ou Morte, de Carlos Coimbra (1972); A Próxima Vítima, de João Batista de Andrade (1985); e As Feras, de Walter Hugo Khouri (1991), além das adaptações de duas das histórias de A Infidelidade ao Alcance de Todos, com direção de Olivier Perroy (1968) e um “Caso Especial” de sua autoria, O Crime do Zé Bigorna (1977).

MOMENTO 1: Palestra “A escrita da novela
18/4 – SÁBADO – 16h – PALCO DA FEIRA

MOMENTO 2: Palestra “A Escrita do Teatro”
18/4 – SÁBADO – 19h – PALCO DA FEIRA

LEO CUNHA (MG)

É escritor, tradutor e jornalista. Publicou mais de 40 livros infantis e juvenis, livros de crônicas e diversas traduções. Recebeu os principais prêmios brasileiros voltados para a literatura infantil: Prêmio Nestlé, Jabuti, João de Barro, FNLIJ, Concurso de Histórias Infantis do Paraná. Diversos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ. Como professor de Jornalismo, foi um dos vencedores do projeto Rumos Itaú Cultural, na categoria Jornalismo Cultural, em 2009. É membro fundador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ), na qual já ocupou o cargo de secretário-geral. É membro do Coletivo 21, grupo de escritores mineiros.

MOMENTO 1: Mesa: Literatura e Jornalismo
15/4 – QUARTA-FEIRA – 19h30 – AUDITÓRIO

MOMENTO 2: Bate-papo com Rogério Pereira (PR)
16/4 – QUINTA-FEIRA – 9h30 – AUDITÓRIO

MOMENTO 3: Encontro com o Escritor
16/4 – quinta-feira – 14h – AUDITÓRIO

MOMENTO 4: Memórias literárias “Eu e Sylvia Orthof”
17/4 – SEXTA-FEIRA – 9h30 – AUDITÓRIO

 

LUCÍLIA GARCEZ (DF)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua principalmente nos temas de escrita, ensino, produção de texto, interação, dialogia. É professora do Instituto de letras da Universidade de Brasília. É autora de A escrita e o Outro, Técnica de Redação, A Construção Social da Leitura (veiculado pela internet no site www.proler.bn.gov.br), Luiz Lua (biografia de Luiz Gonzaga);

O sorriso do gato (biografia de Lewis Carrol); Notícias do Descobrimento (baseado na carta de Pero Vaz de Caminha); As aventuras de Hans Staden entre os índios do novo mundo, entre outros.

MOMENTO 1: Palestra “A escolha de livros na mediação da leitura”
13/4 – SEGUNDA-FEIRA – 9h30 – AUDITÓRIO

MOMENTO 2: Seminário “A formação da competência leitora”
13/4 – SEGUNDA-FEIRA – 19h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO

 

LUÍS MELO (RJ)

Ator. Protagonista de vários espetáculos marcantes, entre eles Vereda da Salvação, Gilgamesh e a peça Trono de Sangue, adaptação da obra Macbeth de Shakespeare, em 1992, considerado por muitos a melhor interpretação de Macbeth no teatro brasileiro.

Em 2002, participou da novela A Padroeira, direção de Walter Avancini, e do espetáculo Cãocoisa e a Coisa Homem, direção de Aderbal Freire Filho, primeira montagem do ACT – Ateliê de Criação Teatral, ganhando o Prêmio Governador do Estado – Troféu Gralha Azul como melhor ator.

Em 2003, participou da minissérie A Casa das Sete Mulheres, direção de Jayme Monjardim, recebendo o premio Qualidade Brasil/SP, como melhor ator de teledramaturgia, e do filme Olga, de Jayme Monjardin. Em 2006 entrou em Cobras & Lagartos, interpretando o delicado Orã.
Em 2012, co-antagonizou a novela Amor Eterno Amor como o duvidoso Dimas. No ano seguinte, entra para o elenco da telenovela Amor à Vida, como o honesto administrador Atílio.
MOMENTO: Leitura dramática – Návio Negreiro de Castro Alves
11/4 – SÁBADO – 19h – PALCO

 

LUIZ ANTONIO AGUIAR (RJ)

Escritor, mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), é redator, roteirista de histórias em quadrinhos, tradutor, instrutor de oficinas de leitura e criação literária, professor do curso de qualificação de professores de salas de leitura promovido pela parceria ente a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (SME-FNLIJ), cofundador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, membro do Movimento Brasil Literário. O currículo de Luiz Antonio Aguiar vai longe: só de obras infantojuvenis, ele tem mais de cem títulos publicados. Aguiar é ainda ganhador de vários prêmios literários importantes, como o Jabuti, em 1994, o Malba Tahanm, da FNLIJ, em 2009, e o White Ravens, da Biblioteca de Literatura Infantil e Juvenil de Munique, no mesmo ano. O autor tornou-se um estudioso apaixonado dos clássicos da literatura brasileira e internacional, e em especial da obra de Machado de Assis — já publicou, inclusive, vários artigos e livros sobre o assunto, além de adaptações, HQs e histórias juvenis que procuram popularizar a obra do mestre.

MOMENTO 1: Encontro com o Escritor
13/4 – SEGUNDA-FEIRA – 9h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO

MOMENTO 2: Bate-papo
14/4 – TERÇA-FEIRA – 9h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO

MOMENTO 3: Palestra “Literatura e História”
14/4 – TERÇA-FEIRA – 19h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO

PAULA PIMENTA

É considerada a sensação atual entre o público jovem, com a série de livros Minha Vida Fora de Série e a série Fazendo Meu Filme, em 4 livros com mais de 200 mil obras vendidas.

Publicitária e compositora lançou Apaixonada Por Palavras, uma coletânea de crônicas e Confissão, seu primeiro livro, uma coletânea de poemas.

MOMENTO: Encontro com o escritor
16/4 – QUINTA-FEIRA – 19h30 – PALCO DA FEIRA

RENATA SCHIAVON (SP)

Analista de Sistemas, especializada em Engenharia de Software, estudou dança desde os sete anos, cursou balé clássico, sapateado, moderno e hoje é bailaora flamenca.

Apaixonada por crianças ministrou aulas e trabalhos voluntários de pintura e expressão corporal com intuito de envolvê-las emocionalmente no mundo da arte. No último ano passou a escrever poesias que suscitasse o imaginário infantil, originando então o livro Sabrina, Oh vida de bailarina!, sua primeira obra.
MOMENTO: Bate-papo sobre Literatura Infantil e Lançamento de Livro
18/4 – SÁBADO – 11h – PALCO DA FEIRA

RENATA VENTURA (RJ)

Renata Ventura, autora da série A Arma Escarlate, faz um bate-papo informal com leitores de fantasia sobre seus livros e sobre a crescente literatura fantástica brasileira.

Lançado em novembro de 2011, “A Arma Escarlate” foi considerado “o Harry Potter brasileiro” por leitores e pela mídia. Sua continuação, “A Comissão Chapeleira”, ganhou o Prêmio Juventude Literária como melhor livro nacional de 2014.

MOMENTO: Encontro com o escritor
13/4 – SEGUNDA-FEIRA – 15h – PALCO DA FEIRA

ROGÉRIO PEREIRA (PR)

É jornalista e escritor. Autor do romance Na escuridão, amanhã (Cosac Naify). Tem contos publicados no Brasil, França, Alemanha, Finlândia e México. Desde 2011, é diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Em 2000, fundou o Rascunho.
MOMENTO 1: Mesa Redonda Literatura e Jornalismo
15/4 – QUARTA-FEIRA – 19h30 – AUDITÓRIO

MOMENTO 2: Bate-papo
16/4 – QUINTA-FEIRA – 9h30 – AUDITÓRIO

 

THOMAZ MUYLAERT (RJ)

É aluno do curso de Direito na Universidade Federal Fluminense(UFF), é monitor de Direito Empresarial, foi monitor de Língua Portuguesa e Redação em uma escola do Rio de Janeiro, RJ e concede aulas particulares de Redação para vestibular. Foi nota MIL no ENEM

MOMENTO: Palestra: “A melhor maneira de fazer a redação para o ENEM”
17/4 – SEXTA-FEIRA – 16h – AUDITÓRIO

TINO FREITAS (DF)

TINO FREITAS (DF) – Jornalista, músico, escritor, contador de histórias, é também mediador de leitura do projeto ROEDORES DE LIVROS (premiado em 2011 pela FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – como um dos Melhores Programas de Incentivo à Leitura do Brasil), onde descobriu e apaixonou-se pelo trabalho com e para crianças. Seus livros têm como características o humor, a crítica social e o experimento com o suporte (papel/folha/livro objeto) enquanto importante elemento condutor da narrativa.
MOMENTO 1: Espetáculo “Quem Quer Brincar Comigo?”
14/4 – TERÇA-FEIRA – 14h – TEATRO JUAREZ MACHADO

MOMENTO 2: Espetáculo “Quem Quer Brincar Comigo?”
15/4 – QUARTA-FEIRA – 9h30 – AUDITÓRIO

MOMENTO 3: Espetáculo “Quem Quer Brincar Comigo?”
15/4 – QUARTA-FEIRA – 14h – AUDITÓRIO

MOMENTO 4: Encontro com o Escritor
16/4 – QUINTA-FEIRA – 10h30 – AUDITÓRIO

 

 

ZIRALDO (RJ)

Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim – um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe eMineirinho – o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.
Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.
Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira.
MOMENTO: Encontro com o escritor
10/4 – SEXTA-FEIRA – 15h – PALCO DA FEIRA